A Faculdade de Administração e Finanças da nossa querida Universidade do Estado do Rio de Janeiro, FAF UERJ completou em 20 de Dezembro de 2015, 50 anos de vida produtiva em prol da formação de capacitados bacharéis em Ciências Administrativas e Ciências Contábeis .

Na esfera de tempo de uma Faculdade, a FAF ainda é uma sólida jovem que fica entre Vila Isabel, Tijuca, São Cristóvão, Maracanã, Méier e Centro. De nossas instalações avistamos o Estádio do Maracanã, o Cristo Redentor e a Floresta da Tijuca.

Com essa energia da juventude, a FAF quer crescer, amadurecer e gera, cada vez mais, os melhores frutos para a nossa Cidade e nosso Estado do Rio de Janeiro.

 

A Árvore FAF

Assim como o metabolismo de uma árvore, a FAF busca uma dinâmica fluida e integrada, onde toda a diversidade de nossos estudantes, servidores, docentes e o restante de nossa comunidade acadêmica constitua um corpo com uma unidade forte que utiliza a luz  do aprendizado como alimento para florescer e gerar bons frutos

 

A Fábrica FAF

Em uma cadeia produtiva de um produto fabril, a empresa adquire a matéria prima e a transforma através do beneficiamento feito por máquinas, pessoas, materiais, processos e atividades. O calouro FAF é a nossa matéria prima de alta qualidade. Uma matéria prima que pensa, interage, aprende a construir o próprio aprendizado e do grupo, sente, equilibra e harmoniza conhecimentos, instrumentaliza práticas, planeja e organiza seu mundo em consonância com o mundo externo gerando enfim um produto, não acabado, mas potencializado e dinâmico .

 

Tecnologia Disruptiva FAF

 

A ação de nossos docentes constitui o Ativo Intangível Não Circulante mais valioso da FAF.

Nesse mundo de alta disponibilidade e velocidade de informações, as tecnologias de gestão e de informação gerencial e contábil estão se renovando e se adaptando a um cenário organizacional baseado em paradigmas bem diferentes aos das últimas 5 décadas vividas pela FAF.

Nossos docentes vivem a sociedade, o mercado profissional, a vida e a comunidade acadêmica intensamente. Cheios de vivência, experiência e capacidade intelectual e profissional, o docente FAF está disponível para ingressar junto com você, estudante, nessa jornada de aprendizado do fazer e do como fazer.

 

Gestão Participativa

 

A estrutura funcional da faculdade e da universidade é construída em um modelo participativo tendo como base de representação de cada unidade, o Conselho Departamental. Esse conselho, através de cada um de seus membros circunscritos às suas atribuições, deve buscar representar da maneira mais adequada possível, todo o corpo docente, discente. e funcional da faculdade. 

 

O comprometimento para consecução da participação efetiva, pratica e útil das instâncias da comunidade acadêmica deve ser incentivado e estimulado com o intuito de se tornar a base para construção de uma faculdade com diretrizes, regras e regulamentos, políticas e filosofias claras e transparentes, dinâmicas, efetivas e éticas.

A Direção FAF ressalta a necessidade de respeito no trato e nas relações pessoais com atenção ao clima organizacional e disposição para o aprendizado e para o diálogo, trabalhando na pluralidade para obtenção da unidade organizacional.

 

Nesse contexto, destaca-se a importância em conferir mais autonomia individual e coletiva aos membros da comunidade acadêmica, 1) docentes para que eles possam exercer na sua plenitude seus ideais pedagógicos, 2) discentes, para que possam obter uma formação integrada de pensamento estratégico, aprendendo a questionar, participar, gerir e se instrumentalizar de técnicas e referências que potencializem sua capacidade profissional, servidores, 3) servidores, que tal modo que se integrem na dinâmica funcional da FAF, utilizando e criando instrumentos e ações de gestão das Ciências Administrativas e Contábeis.

 

O processo Educacional FAF

 

A FAF 50 anos está construindo um processo de educação continuada com uma formação baseada em três pilares:

1) instrumental, técnica e profissional, 2) acadêmica e intelectual, 3) estratégica, tática e política.

O processo educacional FAF trabalha esses conjuntos para construção de uma entidade educacional profícua, influente e formadora de conhecimentos e produtos agregadores de valor para a sociedade.