Em 6 de Junho de 1984, o Instituto de Estudos Contábeis da Fundação Getúlio Vargas do Rio de janeiro (ISEC/FGV-RJ) foi pioneiro na criação de um Mestrado em Ciências Contábeis no Rio de Janeiro e o terceiro do país nessa modalidade. A Faculdade de Administração e Finanças da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, por contar com doutores na área e expertise para desenvolvimento do projeto original, incorporou o programa do ISEC/FGV.

 

O professor Domenico Mandarino, então Diretor da FAF e hoje Diretor do Centro de Ciências Sociais (CCS UERJ), promoveu a conexão necessária com a Reitoria da UERJ para que o programa pudesse se concretizar em nossa instituição.

O primeiro coordenador do então Mestrado em Contabilidade da FAF/UERJ foi o professor João Aveiro Carneiro.

 

Inúmeros Doutores de grande qualidade e renome compuseram ao longo do tempo o quadro docente do nosso programa, entre eles, Álvaro Vieira, Araceli Cristina, Antonio Freitas, Celso Campos, Ely Teixeira, Frederico de Carvalho, Gilcina Machado, José Carlos Sardinha, Julio Sergio Cardozo, Lino Martins, Natan Szuster, Roberto Moreno, Josir Simeone. Inúmeros também têm sido os nossos egressos de sucesso no mundo acadêmico e corporativo.

 

Atualmente o Mestrado Acadêmico Stricto Sensu em Ciências Contábeis se insere no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGCC UERJ).

Com o ingresso de novos Doutores na área de gestão e contabilidade, a FAF reorganizou e modernizou seu quadro docente incluindo projetos de pesquisa na temática “Metodologias de Pesquisa, Ensino e Aprendizagem em Gestão e Contabilidade”, sem perder seu tradicional foco em Controle de Gestão, abrigando ambientes públicos e privados.

 

Como um projeto em consonância com todos os componentes educacionais da FAF, o nosso Mestrado produz objetos de inserção social altamente relevantes.

Dispõe de uma revista científica com classificação B2 CAPES, de instalações que abrigam laboratórios de informática, como o do Projeto Laboratório de Negócios Inovadores da FAF (LANI), recém-criado, além de salas de aula com infraestrutura moderna e adaptada às novas mídias.

 

As parcerias e convênios com empresas e entidade públicas estão criando cada vez mais sinergia rumo a um projeto de adequação e integração acadêmica e prática.

Nosso objetivo consiste em formar pesquisadores e docentes adaptados às novas demandas profissionais e acadêmicas com impacto nas esferas de Gestão e Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro e do País. Nosso projeto quer continuar gerando produtos técnicos de Inovação com o intuito de atingir um novo patamar da esfera educacional na área.