Imprimir

Essência da Marca

A FAF é uma Escola que estimula seus alunos a explorar suas potencialidades e encontrar seu próprio rumo, ao invés de enquadrá-los em uma formação fechada, em um perfil predeterminado. Ela se destaca, por isso, de outras escolas de administração e finanças.

Algumas palavras-chave que ajudam a definir os valores da FAF são: integração, pluralismo, participação, potencialização dos caminhos individuais, criação de oportunidades, formação ampla e continuada, articulação de saberes diversos, convergência entre teoria e prática, e entre formação humana e formação técnica.

Símbolo da Marca

O sistema de símbolos da marca foi criado de modo a comunicar visualmente os valores e características da FAF, em especial a potencialização do aluno e a multiplicidade de caminhos que serão apresentados a ele. 

Algumas das características visuais que transmitem esse posicionamento da marca são: a diferença de tamanho entre as três formas básicas que compõem os símbolos; a direcionalidade muito clara de cada forma, aliada ao arranjo que ‘aponta’ para diversas direções; e a sobreposição das formas utilizando transparência, que por sua vez cria novas linhas e ângulos e com isso mais dinamicidade.

Por fim, o sistema de símbolos como um todo comunica a pluralidade de perfis possíveis no fim da formação, ao invés de uma formação fechada.

Para que essa pluralidade seja transmitida para o público, os diferentes símbolos do sistema da identidade visual precisam ser usados sem uma preferência ou setorização ao longo das peças e comunicações da FAF. Visualmente, a FAF é a essência por trás de todas essas formas, apesar de todas terem suas diferenças, são claramente semelhantes entre si. Dessa relação entre semelhança e diferença que a pluralidade será comunicada.

Tipografia da marca

A tipografia usada na assinatura da marca foi desenvolvida inteiramente para esse projeto e visou transmitir os valores da FAF, em especial a potencialização do aluno e a convergência entre formação humana e formação técnica característica da FAF. Isso foi atingido principalmente através da composição de cortes diagonais, linhas retas e áreas arredondadas.

Cores da marca

O esquema de cores da marca foi em grande parte inspirado pelas cores das pedras dos anéis de formatura dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, respectivamente o azul da Safira o rosa da Turmalina.

Já o roxo, a cor institucional da FAF, simboliza a mistura entre essas duas áreas. No caso do símbolo da marca cada uma dessas cores é sobreposta sobre si mesmo com uma opacidade de 60%.

Quanto à utilização das cores em aplicações da identidade visual, a cor que deverá ser usada em uma peça com caráter institucional é a roxa, assim como quando o público alvo for externo à FAF. Já em peças para o público interno à FAF e com caráter específico de uma das áreas, as outras cores deverão ser usadas: peças com foco em Administração usarão o azul, e as com foco em Ciências Contábeis usarão o rosa.

Maiores detalhes de aplicação podem ser encontrados na versão completa do Manual da Marca da FAF.